O que é o Jogo?

Vitor Fernandes, Fevereiro de 2013

Monografia apresentada ao curso de ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca como avaliação bimestral da disciplina de Educação Artística.

Orientação: Prof. Eduardo Gatto.

Definição de jogo

Agora que já possuo uma base conceitual de outros autores, uma lista de tipos de jogos e algumas comparações com atividades do cotidiano, posso concluir uma definição para jogo.

Existem elementos fundamentais (as regras e os jogadores) que, independentemente da quantidade, devem existir para que haja um jogo. A atividade deve possuir um objetivo, sem o qual não há motivo para jogar. Na maior parte dos jogos, este objetivo resume-se apenas em vencer, havendo como consequência a derrota de outros. Existem cenários (um ou mais) utilizados para as ações e duas alternativas são possíveis para utilizar como cenário: o local onde está sendo realizada a atividade, no mundo real, ou até mesmo um lugar imaginário, desde que este seja explicado para os participantes, havendo um consenso em relação ao contexto do jogo.

Todos estes são itens fundamentais na realização de um jogo, mas há também a possibilidade de existirem outras características, sem necessidade de que sejam declaradas como regras para o jogo.

< Exemplos do cotidiano Referência >